Sabemos que o currículo é ainda nos tempos atuais a principal ferramenta para quem busca uma colocação no mercado de trabalho.
O currículo é um documento que deve ser tratado com grande respeito, visto que, nele consta sua história profissional, ou seja, sua identidade profissional.
Infelizmente, muitas pessoas não dão a devida importância ao documento e costuma cair em alguns erros que o impede de ser efetivado no mercado de trabalho.
Os cinco erros mais comuns são:
1. Mentir: Apresentar informações não verdadeiras como, por exemplo, conhecimento básico em língua estrangeira ou informar uma experiência profissional que não possui;
2. Erros de português: É um dos erros mais comuns! Solicite que alguém faça uma revisão do seu currículo para identificar possíveis erros de ortografia;
3. Apresentar informações desnecessárias: Evite ser prolixo no currículo colocando informações que não são adequadas ao objetivo do documento;
4. Não ser específico, principalmente nas informações das experiências profissionais. Apresente com riqueza e objetividade o que realizou em determinada empresa. Não se esqueça de informar o período de trabalho que ficou disponível para empresa;
5. Manter seus dados atualizados. Não se esqueça de revisar e atualizar seu dados, principalmente o número de telefone e endereço de e-mail.
Segue abaixo, um roteiro de dados para montar seu currículo de forma perfeita:
1°. Dados Pessoais: Precisa constar apenas nome completo, endereço, telefone, endereço de e-mail e data de nascimento. Não há necessidade de apresentar número de documentos exceto os dados da CNH (Habilitação) para profissionais do ramo de transporte.
2°. Objetivo: Neste espaço comunique a sua área de atuação, de forma clara e específica. Não deve ser colocado o seu cargo pretendido.
3°. Formação: Comece sempre pelo curso mais recente, em ordem cronológica decrescente. Cite o nome do curso, a instituição e a data de formação. Também vale incluir a língua estrangeira.
4°. Resumo de Qualificações: Escolha quatro ou cinco itens que resumam aquilo que você possui competência. Evitar termos como “responsável”, “proativo”, “dedicado”, etc.
5°. Experiência Profissional: Neste espaço devem constar os seus empregadores com uma breve descrição da atividade exercida. Devem ser apresentados em ordem do mais recente para o mais antigo emprego. Não se esquecer de apresentar a data de entrada e saída dessas instituições.
6°. Atividades de Aperfeiçoamento: Neste espaço devem ser listados no máximo 10 cursos realizados e que possuem congruência com sua atividade profissional.
Referência de fonte: exame.abril.com.br – anatomia de um currículo perfeito.
Andrea Melo Pachêco
Consultora